Pular para o conteúdo principal

Memória da educação paulista

O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de lançar o Memória da Educação, um novo site temático sobre a educação paulista que abriga documentos raros dos séculos 19 e 20.
O site é direcionado a pesquisadores e interessados em história da educação. São disponibilizados relatórios, dados estatísticos, instruções pedagógicas, revistas, trabalhos escolares, além de imagens e outros documentos raros.
Cada documento traz um pouco da história da educação no campo, na cidade e no litoral, contada por alunos, professores, inspetores, diretores.
A partir deles, é possível conhecer melhor os métodos pedagógicos, as modificações na estrutura física e patrimonial da educação pública e diversos aspectos da vida cotidiana da sociedade, por meio de suas relações com o meio escolar.
Fatos históricos marcantes – como a utilização dos prédios de vários grupos escolares e escolas como quartéis nas Revoluções de 1930 e 1932 – são destacados.
O site traz também curiosidades da época, como uma prova realizada pela aluna Maria Carolina Marins, matriculada em 1896 no 4º ano do Grupo Escolar Antonio Padilha, em Sorocaba, interior de São Paulo.
Na prova da aluna são apresentados os conhecimentos adquiridos pela aluna no decorrer do ano letivo. A prova dissertativa, aplicada ao fim de cada ano, baseava-se em teste escrito sobre disciplinas escolares como física, botânica, mineralogia, língua estrangeira, língua portuguesa e música, entre outras áreas.
Segundo o Arquivo Público, novos documentos serão acrescentados gradativamente, cobrindo outros períodos e níveis de ensino.
Mais informações: www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao
FONTE: Agência FAPESP, 9/11/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artistas Anônimos

Quando acabei de ler a crônica "O Baú da Minha Mãe", de João Ferreira, um mineiro que tornou-se diademense nos anos 1980; decidi compartilhar a experiência que vivi com essa leitura. A afetividade permeia cada parágrafo dessa narrativa que transporta o leitor em uma viagem no tempo, através de seu texto profundamente sinestésico. O mais interessante é que o autor não tinha a pretensão de escrever uma crônica, apenas quis esclarecer a origem  de um acervo de artes plásticas que iniciou pela reciclagem do velho baú no qual sua mãe, dona Maria, "guardava as cobertas enquanto o frio não vinha assolar", mas após sua morte o autor "guardou livros, depois discos, revistas em quadrinhos, foi [...] por várias casas" e, finalmente, guardou os brinquedos da neta que dona Maria não chegou a conhecer. As tábuas do velho baú deram origem às obras Mata Manacá, Da Idade da Pedra à Era da Incerteza, Belchior e John, Lava Pedra, Energia Maria, Pirenópolis ou São Luis do M...

Coleção Brasiliana, agora na internet

Primeira leva de obras de referência, em domínio público, já podem ser consultadas na Web. Oitenta e cinco obras - referência para história, antropologia, geografia, sociologia - já estão disponíveis no site www.brasiliana.com.br . Clarissa Thomé / RIO - O Estado de S.Paulo Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o economista e sociólogo Carlos Vainer recomendou aos seus alunos alguns volumes da Coleção Brasiliana, editada entre 1931 e 1993, a primeira com a proposta de reunir "livros que pensassem o País". Levou um susto quando os estudantes voltaram de mãos vazias - a coleção estava esgotada, era difícil encontrá-la em sebos e alguns livros estavam na coleção de obras raras das bibliotecas, indisponíveis para empréstimo. Vainer começou então a dar forma a um ambicioso projeto: a Brasiliana Eletrônica, cuja proposta era digitalizar os 415 livros publicados pela Editora Companhia Nacional. Não apenas escan...

O que faz um vereador?

O que faz, ou deveria fazer um vereador? A Classificação Brasileira de Ocupações responde: CBO código 2-11.40 Título: Vereador Descrição Resumida: Atua nos trabalhos de uma Câmara Municipal como membro eleito desta instituição, desempenhando suas funções dentro das disposições que regem as atividades legislativas, para, em função de suas atribuições, defender os interesses da comunidade que representa: Descrição Detalhada: efetua estudos e debates sobre assuntos relacionados com a política municipal, colaborando na elaboração, alteração e revogação de leis, decretos e dispositivos regulamentares, para defender e aprovar as matérias legais submetidas à Câmara Municipal; executa exames referentes a finanças, orçamento e contas, saúde pública, educação, justiça e outros de interesse do município, atuando em comissões especializadas, para emitir pareceres; debate em plenário, discutindo as matérias encaminhadas à Câmara pelo Executivo municipal ou projetos apresentados por outros ver...